Precisamos falar de hipertrofia de pequenos lábios

Os pequenos lábios podem ter diferentes aparências, sendo que, em alguns casos, podem causar constrangimentos, insegurança e baixa auto-estima na mulher. Além de questões estéticas, o excesso de volume dessa região pode causar até mesmo desconforto ao usar roupas justas, calcinhas de renda ou até mesmo durante a relação sexual.
Pode ser adquirida em algum momento da vida ou de origem congênita. Irritação crônica, ação hormonal exógena, disfunções hormonais endógenas e até mesmo piercings na região podem ser possíveis causas.
Tratamentos de hipertrofia de pequenos lábios
É mais comum acontecer alterações hormonais que causam esse aumento nos pequenos lábios durante a adolescência. Hipertireoidismo, obesidade, problemas nos rins e uso de alguns medicamentos são fatores de risco associados.
Não existe um tamanho que possa definir a hipertrofia de pequenos lábios, porém, em condições normais, eles são cobertos pelos grandes lábios. Quando estão fora dessa composição e têm o volume alterado, existem alguns sintomas que podem surgir, como:

• ressecamento vaginal;
  • dor e ruidos durante o sexo;
  • flacidez e desconforto com o uso de roupas apertadas
  • ou na prática de terminadas atividades (andar a cavalo ou bicicleta, por exemplo).

Tais desconfortos podem desencadear problemas na autoestima e grande constrangimento para a mulher. A solução para a hipertrofia de pequenos lábios é uma cirurgia plástica íntima, chamada labioplastia ou ninfoplastia. Através do procedimento é possível conseguir lábios vaginais menores, harmônicos e simétricos, que não sobressaiam aos grandes lábios, sem dobras adicionais ou tecido excedente. Com a melhora estética do local, os outros sintomas associados também desaparecem, devolvendo à mulher sua autoestima e uma vida sexual mais prazerosa.